domingo, 13 de junho de 2010

A Hipocrisia Humana

          Bom, vou começar esse blog por causa da minha professora - Andréia - de EAD (Ensino à Distância) em Cultura e Contemporaneidade pois, por algum motivo, ela acha que eu escrevo bem. Isso dito, vamos começar. Meu primeiro texto será uma crítica hipócrita aos meios tecnológicos. E, talvez tenhamos mesmo chegado ao fim do mundo, uma vez que o importante é aparecer.
          Domingo é o único dia que tenho para assistir TV pois como milhares de outras pessoas eu trabalho seis vezes na semana. (E isso está para mudar! Qualidade de vida é tudo!) Pois bem, ligo a TV e sabe o que tem para assistir? Absolutamente NADA! Mas, para não decepcionar, meu querido professor de Semiótica (???) nos deixou uma tarefa: assistir ao filme "Amistad". Foi o que salvou meu fim de semana.
          Foi interessante ver a maior hipocrisia humana: o Cristianismo não praticado. O dizer-se fiel a Deus mas não seguir seus fundamentos básicos como por exemplo respeitar o próximo, considerar esse outro seu irmão, tão ser humano quanto você. Tratar os negros como mercadoria é muito estranho, afinal eles têm os mesmos olhos, a mesma boca, os mesmos membros superiores e inferiores e até, as mesmas genitais. E, no entanto, são diferentes. Vai ver que a hipócrita sou eu que não vejo a diferença.
          Mentira, vejo sim. Vejo muita diferença de cultura. Cultura a ser passada para frente, demostrada e se possível praticada. E não só de negros mas de todos os marginalizados pela sociedade. E, infelizmente, sou uma pessoa que amo culturas diferentes. Apesar de muitos dizerem o quão sortuda sou por ter nascido branca, loura e de olhos azuis não acho que isso seja "a deal breaker". Admito que são atributos que abrem portas mais facilmente mas logo se fecham pela pessoa que sou diante de algumas situações: irônica e sarcástica. Mas isso não vem ao caso no momento. A questão do momento é a hipocrisia humana.
          Uso a internet mais ou menos uma ou duas horas por dia. Vejo meus emails, dou uma olhada no orkut, pesquiso assuntos da faculdade e do trabalho e só. Não me perguntem de Twitter, Facebook ou esse tipo de sites de relacionamentos pois não sei como eles funcionam. E não compreendo muito bem esse negócio de seguir os outros, apesar de que já reparei que os blogs são assim também. De qualquer maneira, é um mundo a parte.
          Um mundo construído para que as pessoas conseguissem extravasar suas frustrações diante da loucura real do mundo. Se fosse uma ferramenta bem usada poderíamos estar todos sentados em nossos lares, sozinhos, trabalhando virtualmente (a profissão do futuro) e blogando. Olha, que chique! Ainda bem que não é assim. A humanidade ainda tem esperança!!! Espero que os seres humanos deste planeta saiam de casa e interajam com outros seres humanos para reaprenderem a se comunicar. Afiinal, cara a cara, a história é outra!

Um comentário:

  1. Com certeza eu e a torcida do Flamengo vamos ter a mesma opinião, viu!!!!!
    Adorei o que li aqui. Vou aproveitar para colocar o link no meu blog tb.
    E vou aproveitar para indicar para outras pessoas.
    Permita-me!

    ResponderExcluir